Os 5,8 milhões de brasileiros brancos com mais de 25 anos têm cinco vezes mais acesso ao ensino superior do que as outras etnias existentes no Brasil. É o que indica o resultado do Censo Demográfico 2000 sobre Educação, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o documento, do total 85,4 milhões de pessoas com 25 anos ou mais, apenas 5,8 milhões (ou 6,8%) têm diplomas de graduação, mestrado ou doutorado. O levantamento registrou um aumento em relação ao número de pessoas com nível superior concluído em relação a 1991, quando a população de mais de 25 anos contabilizava 67,2 milhões, dos quais 3,8 milhões (5,8%) eram graduados ou pós-graduados. Mas ao fazer uma comparação que combinava a escolaridade com a etnia os resultados não são tão positivos.
Os indivíduos considerados amarelos são os que têm maior percentual de nível superior concluído (26,9%). Já os pardos 2,4%), indígenas (2,2%) e negros (2,1%) apresentam taxas cinco vezes menores que a dos brancos (9,9%). (Fonte: Globo on line)