" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

14
Nov 12

 

Vivemos tempos de guerrilhas  e batalhas. Umas a bala e nas trincheiras - palavra tão antiga quando a morte é rápida e virtual! - outras no dedilhar de teclados assinando petições ou declarando nossas convicções. Esforço-me por me adaptar ao meu tempo, algumas vezes com exito e noutras com uma enorme nostalgia.

 

Sou de um tempo onde ladroagem era  bater carteira de desavisados e não o usufruto do dinheiro público. Não que não houvesse  - Adhemar de Barros que o diga! - mas a agressividade e o cinismo não eram tão prosaicos!  Mendigo não era palavra feia e referia-se ao “conhecido e estimado pedinte”, que almoçava na porta de casa, dia sim, outro também. E a nova classe média era aquela que, apesar da baixa renda, buscava  a ascenção social pela luta pelos direitos.

 

Meu tempo era o do carro-biblioteca do SESI, que  trazia a cada quinze dias o mundo novo dos livros na esquina de casa. O carteiro era mais aguardado do que o resultado das loterias. Os cachorros corriam enlouquecidos atrás do caminhão do lixo e todas as quartas-feiras o cheiro de peixe da feira semanal invadia nossa rua, antes do carro da prefeitura passar, lavando o asfalto e as calçadas.

 

E daí? Daí, quase nada.

 

Talvez por isso não nego esmolas nas ruas e as poucas vezes em que vou ao Ver-o-Peso, sinto uma enorme saudade das ruas da Vila Madalena.

 

Talvez por isso, ainda que cultive uma apaixonada relação com a Internet, pela velocidade com que nos informa e torna acessível algum conhecimento,  cada vez que tenho um livro nas mãos é como se pegasse uma pedra preciosa, e das letras fluísse uma sabedoria enorme! Tá, não me venham dizer que idiotas também publicam livros, pois basta não lê-los!

 

Talvez por isso também minha tristeza imensa quando leio o  cotidiano nas páginas policiais dos jornais,  onde os netos e bisnetos dos mendigos cordiais das minhas ruas de infância são mortos e esquartejados  na impiedosa demonstração dos resultados da reprodução e do agravamento da desigualdade e da pobreza. E quando vejo que criminosamente se mata todos os dias a alma dos jovens, que saem das escolas sem jamais terem pego nas mãos um livro, salvo aqueles que ensinam que  há nobreza nas fotos dos homens de gravata e torpeza nos que trazem enxadas nas mãos.

 

Saravá, Brasil!

 

 

 

 

 

publicado por Adelina Braglia às 01:09

PUXA!
Vc tem a certeza que é brasileira e que está falando do Brasil???

Para mim vc é portuguesa e está falando de Portugal!

( Saravá, Portugal! )

Gostei muito de ouvir o Edu Lobo.
Ao menos a música vasi lavando a alma da gente.
Beijão.
pilantra a 20 de Novembro de 2012 às 19:43

Pois é, querida. Só dói quando a gente ri..rsrs..Abração.
Adelina Braglia a 23 de Novembro de 2012 às 18:15

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO