" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

13
Mai 06

luaoval.JPG

Ontem, a lua pálida e ovalada de Irituia anunciava a lua cheia e redonda de hoje  na noite de Belém. A minha pálida tristeza de ontem, não anunciava nada para hoje.

Uma vez, sofisticando meu raciocínio ao extremo, disse à analista: "Eu não sou infeliz. Eu sou não-feliz e isso para mim é diferente." Ser infeliz pressupõe motivos, causas, dores. Eu as tenho, mas não acho que elas me dão o direito de ser infeliz, essa coisa triste. Isso sim, é triste.

"Ah! essa  melancolia!", diria minha madrinha. E eu acho que a minha tristeza é mais parecida com isso. A melancolia, às vezes doce, às vezes ácida, mas sempre presente, como uma coisa a me acusar, com voz mansa, dessa culpa atávica de ter nascido e de ter me arvorado, só por isso, a ser arrogante na escolha de caminhos para os outros, especialmente os filhos.

Olho-os hoje, crescidos, tropeçando nas suas escolhas e caminhos, e eu os amo intensamente. Percebo o quanto reajo para permitir que se desvencilhem de mim, quando me vejo sentada sobre eles, tal qual uma galinha choca!

E quando pedem para respirar, quero conduzir sua respiração. E quando choram, quero tirar sua dor com as mãos. E percebo que nada disso é amor. É presunção, é controle, é poder. Que eu chamo de amor materno, de afeto, de carinho, mas é um exercício feroz de poder.

Caramba, o pior é que tenho uma velha tese: mães são um peso grande demais para uma única vida. Deveríamos nascer  como as  mangas, amadurecer nas árvores e sair caminhando, sem traumas.

Dia das mães, essa coisa estranha, que eu tive e perdi, que eu sou e não me contenho.

Parabéns para nós! E que os deuses protejam de nós os nossos filhos. E, em todos estes dias que Mercedes diz que " todo cambia..."  hoje é o dia em que o fundo musical me parece mais que perfeito!

publicado por Adelina Braglia às 21:30

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

18
20

21
26
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO