" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

02
Dez 10

 

 

De Anna  Akhmátova,

 

transcrito para  Ana Cleide,

 

como agradecimento.

 

Pelas suas mãos e pela poesia compreendo o que é ser  “realizada”.

 

Obrigada, Ana.

 

 

 

Eu, como um rio,

fui desviada por estes duros tempos.

Deram-me uma vida interina. E ela pôs-se a fluir

num curso diferente, passando pela minha outra vida,

e  eu já não reconhecia mais minhas próprias margens.

Oh, quantos espetáculos perdi,

quantas vezes o pano ergueu-se

e caiu sem mim. Quantos dos meus amigos

nunca encontrei uma só vez em toda a minha vida,

e quantas paisagens de cidades

poderiam ter-me arrancado lágrimas dos olhos;

mas só conheço uma cidade neste mundo

embora nela fosse capaz de achar meu caminho até dormindo;

e quantos poemas nunca cheguei a escrever,

e seus refrões misteriosos pairam à minha volta

e, talvez, de algum jeito, acabem por

me estrangular...

Estão claros, para mim, o começo e o fim,

e a vida depois do fim, e mais algumas coisas

de que não tenho de me lembrar por enquanto.

Uma outra mulher ocupou

o lugar especialmente reservado para mim

e usa meu nome,

deixando para mim só o apelido, com o qual

fiz,  provavelmente, tudo o que havia para ser feito.

 

Não me deitarei, ai de mim,  em meu próprio túmulo.

Mas, às vezes,  o vento brincalhão da primavera,

ou certas combinações  de palavras em um livro,

ou o sorriso de alguém suscita em mim,

de repente, essa vida que nunca aconteceu.

Neste ano, houve tais e tais coisas,

naquele ano, aquelas outras: viajar, ver, pensar

e lembrar, e entrar em um novo amor

como dentro de um espelho, com a leve consciência

da traição e de que, ontem, ainda não estava ali

aquela ruga.

..............

 

Mas se eu pudesse observar de fora

a pessoa que hoje sou,

aí sim, aprenderia finalmente o que é a inveja.

 

(Leningrado, 2/9/1945)

publicado por Adelina Braglia às 11:35

Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO