" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

25
Fev 08

 

Hoje olhei o caderno de empregos do jornal. Surpreendi-me com as novas terminologias: supervisor de logística! Na notinha não há nada que identifique esta moderna função e isso permitiu que eu ficasse imaginando o que seria. Dependendo do ramo, pode ser interessante: logística do Congresso Nacional?  Logística do Palácio do Planalto? Logística de um botequim de esquina?
 
A cada local, corresponde uma determinada atividade: planejar os próximos acordos, planejar os acordos eleitorais, planejar a compra de cerveja, nesta ordem? Ou o inverso? 
 
Quando deixei de me dedicar a compreender o mercado de trabalho, em meados da década de 90, as transformações nos processos de trabalho e de gestão já eram  notórias. E a mudança no perfil dos postos de trabalho já era acelerada. Mas, confesso que jamais pensei em “supervisão de logística”.
 
Ainda há esperança na tecnologia, a serviço do bem estar de todos? Não sei. Prefiro querer que sim. Mas aqui neste Panamá chamado Brasil, talvez precisemos de mais cinco séculos.
 
É difícil acreditar na evolução num prazo menor, quando se exige que um candidato a ascensorista tenha o ensino médio completo, não porque a função requeira isso, mas porque a massa de desempregados alfabetizada permite esse exagero.
 
Os êxitos do Governo Lula correspondem bem a isso: mais gente trabalhando, é verdade. Mas a massa salarial está menor. Traduzindo em miúdos: há mais gente trabalhando por salários menores. O insuspeito DIEESE comprova isso: o salário médio dos assalariados na Região Metropolitana de São Paulo em 1998 era R$ 1.583,00, Em novembro de 2007,  era R$ 1.168,00, ambos em reais de janeiro de 2007.
 
 
Som na caixa, maestra....
 
 
publicado por Adelina Braglia às 18:53

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
21
22
23

24
27
28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO