Voltando ao jornal de ontem à noite, somado a uma "palhinha" nos noticiários televisivos de hoje, não há como impedir o nó na garganta, ao ver Alckmin, FHC, Serra, Aécinho-neto-do-Tancredo, e outros menos ilustres tucanos, esforçarem-se por passar aos verde-amarelos eleitores um quê de indignação! Não que não haja motivos para tal, desde o deles - perderam o poder pra um operário - até os nossos - um desgoverno Lula, cheio de mentiras e de um presidente que jamais soube delas!
A convenção nacional do PSDB parecia uma reunião do Rotary Clube, chôcha (ou xôxa), sem tesão! Isto é resultado de um partido sem bases populares, eivado de notáveis personalidades, cada uma mais vaidosa e arrogante do que a outra. Mas, o que me chamou a atenção nesse PSDB de salto alto são suas mulheres fortes, e viúvas, como Lila Covas, viúva de Mário, Vilma, viúva de Serjão. Ali estavam as duas, firmes, serenas.
Resta esperar agora a convenção do PT, no final do mês, e assistir Lula re-candidatar-se, montado no seu messianismo, cercado pelos meninos do caixa dois e referendado por uma gestão de políticas assistencialistas sem investimentos em mudanças estruturais.
A curiosidade é esperar como vão ser administradas as alianças, sendo que ao PT restou o indefectível PCdoB, essa alquimia esdrúxula que é o PSB e o velho, esclerosado e corrupto PMDB e seus dragões da maldade: Sarney, Quércia, Jader. O PSDB vem até repaginado, com o PPS de braços dados com o coronelesco PFL, e na algibeira o apoio do PDT. Essa "rodada" vai ser muito, mas muito mais emocionante do que a Copa.
E, por falar em Copa, ontem, sentamos na beira da estrada, para ver Portugal "versus" Angola. Eu, que nada entendo de futebol e não me empolgo com ele, ainda assim imaginava ver um belo jogo, onde a história entrasse em campo. Mas, mesmo torcendo por Angola, não resistia à beleza de Figo!
O resultado do jogo muito ruim - não o resultado, o jogo! - sugeriu o embate da nossa tragicômica eleição: vai dar 1 x 0. Lula-Portugal, Angola-brasileiros!