" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

15
Jun 07
Minha ex-professora, e depois grande amiga, está nesta noite na UTI, recuperando-se de uma cirurgia que desejamos que extirpe o tumor que quer cegá-la.
 
Ela e eu, passados 40 anos, cultivamos por charme e pirraça uma única divergência, sobre a blusa de bolinhas – como afirmo eu e que ela retruca que nunca vestiu roupa semelhante – que ela usava na primeira aula de português que deu para a minha turma de segundo ano clássico. 
 
A partir daquela aula, movida pelo brilho do seu olhar, guiada pelo seu sotaque baianíssimo e orquestrada pelo seu caminhar de um lado ao outro da sala, eu aprendi mais do que literatura ou gramática portuguesa. Aprendi a gostar de escrever. Aprendi a ouvir poetas e estrelas. Aprendi a ouvir as pessoas.
 
Diz ela que eu era ótima aluna de redação. Não tenho memória disto e sempre me foi conveniente acreditar que ela fala a verdade. Mas, acho que os grandes ensinamentos vieram mesmo das tardes ou noites na cozinha da sua casa, desde que os seus filhos eram pequenos e eu não pretendia ter nenhum.
 
As conversas prosseguiram por quarenta anos, mesmo com a distancia geográfica que nos mantém afastadas há quase trinta! Porém, nas idas a São Paulo, as longas conversas na cozinha se repetem, movidas a café ou a batida de maracujá, sustentadas pela pizza que meu eterno chefe, seu marido, providencia, enquanto os nossos filhos cresceram e os netos chegaram.
 
Sua clareza, sua objetividade e seus olhos, às vezes cheios d´água, são o que o tumor quer lhe roubar. Dela e de nós, suas alunas, seu marido, seus filhos, filha, noras, genro, netos, irmãos, cunhados, sobrinhos e uma legião de amigos.
 
Caramba! Somos tantos a pedir por ela e por nós,  Santo Ambrósio!
 
Não nos deixe mais tristes e pobres de amigos. Transforme nossa esperança de hoje numa barreira santa capaz de protege-la.  Ela merece. E nós, também.
 
Amém.
 
 
 
publicado por Adelina Braglia às 23:05

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13
14

17
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO