Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2006

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


"Basta a cada dia o seu mal".

Quarta-feira, 02.08.06

meninasdecuba.jpg

Foto: http://embacu.cubaminrex.cu/Default.aspx?tabid=1367


A frase que encima o comentário está no blog do Santos Passos (aí ao lado).  E corresponde ao meu sentimento ao ver nos noticiários de ontem à noite a proximidade da morte de Fidel Castro.

A foto das meninas de Cuba é perfeita para a minha visão do povo cubano. É o retrato da sua força contraposta à indiferença mundial pelas décadas de bloqueio econômico.

Os mais de quarenta anos de bloqueio ao povo cubano serão subestimados, com certeza, nos necrológios azarentos que os jornalões já têm prontos para a morte de Fidel.

Neles se destacarão estatísticas e informações que nos convencerão que o povo cubano é muito triste por não poder consumir inutilidades em shoppings, por não assistir todos os educativos programas de domingo da Globo ou do SBT, ou de não poderem ter como alternativa, se jovens como as da foto, serem operadoras de telemarketing!



" Las condiciones y modo de vida de la población cubana no son ajenas a la situación económica del país. Estados Unidos afirma que el bloqueo no va dirigido contra el pueblo de Cuba. Sin embargo, más de 7 millones del total de 11 millones que conforman la población cubana, al nacer lo hicieron con el estigma del bloqueo, que perdura por más de cuatro décadas y ha afectado sin distinción de sexo, edad, credo religioso o posición social a la totalidad de este pueblo.

Con una enorme cuota de sacrificio, soportando carencias, privaciones e intermitencias en los suministros, la población cubana lucha por conservar su identidad nacional, y a pesar de las onerosas condiciones impuestas por la política de hostilidad de su vecino del norte, continúa aún de manera modesta el proceso de recuperación de su economía y su nivel de vida.


Desde 1992 en la Asamblea General de las Naciones Unidas se viene presentando un proyecto de Resolución bajo el título “Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por los Estados Unidos de América contra Cuba."

http://www.cubavsbloqueo.cu/Default.aspx?tabid=27


PS: se quiser saber um pouco sobre a saúde pública em Cuba, vá até aqui.

http://www.cubavsbloqueo.cu/Default.aspx?tabid=1094


PS 2: Ah, sim! Há os que fogem para Miami!!! Digo logo o que penso: em todas as ilhas e continentes há os exploradores e os ignorantes. Cá, nós os temos em muito maior quantidade e não há botes suficientes nem praias que possam abrigá-los! Além disto, nossos governos permitem e gostam que aqui fiquem. Tanto os exploradores quanto os ignorantes.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 04:32

1 comentário

De Santos Passos a 02.08.2006 às 15:53

Sua ênfase no bloqueio é extremamente oportuna. Parabéns. (a frase-título do post, a propósito, é de Jesus: Mateus 6:34)
Beijinhos.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...