" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

14
Nov 12

 

Vivemos tempos de guerrilhas  e batalhas. Umas a bala e nas trincheiras - palavra tão antiga quando a morte é rápida e virtual! - outras no dedilhar de teclados assinando petições ou declarando nossas convicções. Esforço-me por me adaptar ao meu tempo, algumas vezes com exito e noutras com uma enorme nostalgia.

 

Sou de um tempo onde ladroagem era  bater carteira de desavisados e não o usufruto do dinheiro público. Não que não houvesse  - Adhemar de Barros que o diga! - mas a agressividade e o cinismo não eram tão prosaicos!  Mendigo não era palavra feia e referia-se ao “conhecido e estimado pedinte”, que almoçava na porta de casa, dia sim, outro também. E a nova classe média era aquela que, apesar da baixa renda, buscava  a ascenção social pela luta pelos direitos.

 

Meu tempo era o do carro-biblioteca do SESI, que  trazia a cada quinze dias o mundo novo dos livros na esquina de casa. O carteiro era mais aguardado do que o resultado das loterias. Os cachorros corriam enlouquecidos atrás do caminhão do lixo e todas as quartas-feiras o cheiro de peixe da feira semanal invadia nossa rua, antes do carro da prefeitura passar, lavando o asfalto e as calçadas.

 

E daí? Daí, quase nada.

 

Talvez por isso não nego esmolas nas ruas e as poucas vezes em que vou ao Ver-o-Peso, sinto uma enorme saudade das ruas da Vila Madalena.

 

Talvez por isso, ainda que cultive uma apaixonada relação com a Internet, pela velocidade com que nos informa e torna acessível algum conhecimento,  cada vez que tenho um livro nas mãos é como se pegasse uma pedra preciosa, e das letras fluísse uma sabedoria enorme! Tá, não me venham dizer que idiotas também publicam livros, pois basta não lê-los!

 

Talvez por isso também minha tristeza imensa quando leio o  cotidiano nas páginas policiais dos jornais,  onde os netos e bisnetos dos mendigos cordiais das minhas ruas de infância são mortos e esquartejados  na impiedosa demonstração dos resultados da reprodução e do agravamento da desigualdade e da pobreza. E quando vejo que criminosamente se mata todos os dias a alma dos jovens, que saem das escolas sem jamais terem pego nas mãos um livro, salvo aqueles que ensinam que  há nobreza nas fotos dos homens de gravata e torpeza nos que trazem enxadas nas mãos.

 

Saravá, Brasil!

 

 

 

 

 

publicado por Adelina Braglia às 01:09

PUXA!
Vc tem a certeza que é brasileira e que está falando do Brasil???

Para mim vc é portuguesa e está falando de Portugal!

( Saravá, Portugal! )

Gostei muito de ouvir o Edu Lobo.
Ao menos a música vasi lavando a alma da gente.
Beijão.
pilantra a 20 de Novembro de 2012 às 19:43

Pois é, querida. Só dói quando a gente ri..rsrs..Abração.
Adelina Braglia a 23 de Novembro de 2012 às 18:15

Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO