Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



foto do autor


calendário

Junho 2009

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930


Pesquisar

 


Clap! Clap! Clap!

Sábado, 27.06.09

 

 

 

Abro o e-mail e vejo o boletim Carta Maior, onde desponta um artigo do professor da UFRJ, Fernando Cardim, analisando a opção do Brasil pelo engajamento no G20. Segundo ele foi um erro e afirma:
 
 
“... Ao escolher esse caminho, o Brasil e seus semelhantes, por exemplo, optou por “reconhecer que os mercados financeiros permanecerão globais e interconectados, enquanto a inovação financeira continuará a jogar um papel importante para impulsionar a eficiência econômica.” (G 20 Working Group 1, Final Report, 25/03/2009, p. v). Em uma sentença, toda a discussão de controles de capitais, a imposição de barreiras à integração financeira e até mesmo a cautela com relação a “inovações” financeiras, dentre as quais boa parte destinou-se simplesmente a explorar brechas nos sistemas de regulação financeira, sem dar qualquer contribuição à eficiência econômica e expondo a economia a riscos cuja dimensão só se descobriu depois da crise, foi lançada ao espaço. Países respeitáveis não impõem barreiras e os emergentes foram promovidos a respeitáveis...”
 
E aí, “fiat lux”: faz todo sentido Nosso Guia ter sido inflado pelos elogios de Obama e nós, tupiniquins, usarmos isso como fortalecimento ainda maior da imagem interna do Guia. E lermos, ao mesmo tempo, dos que consideram que crítica é insurreição, que relativizar isso é puro preconceito.
 
Com isso, vou fazer meu café com uma baita inveja da Bolívia que em dezembro do ano passado tornou-se o terceiro  país latino-americano, depois de Cuba (1961) e Venezuela (2005, não, não foi o Hugo Chavez) a zerar o analfabetismo. Em quarto, correndo para o pódio, está a Nicarágua. Nós? Não dá pra saber agora, pois os aplausos para Lula pelos elogios de Obama me impedem de ouvir meus pensamentos.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 07:52


Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...