Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



foto do autor


calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829


Pesquisar

 


Supervisionando a logística.

Segunda-feira, 25.02.08

 

Hoje olhei o caderno de empregos do jornal. Surpreendi-me com as novas terminologias: supervisor de logística! Na notinha não há nada que identifique esta moderna função e isso permitiu que eu ficasse imaginando o que seria. Dependendo do ramo, pode ser interessante: logística do Congresso Nacional?  Logística do Palácio do Planalto? Logística de um botequim de esquina?
 
A cada local, corresponde uma determinada atividade: planejar os próximos acordos, planejar os acordos eleitorais, planejar a compra de cerveja, nesta ordem? Ou o inverso? 
 
Quando deixei de me dedicar a compreender o mercado de trabalho, em meados da década de 90, as transformações nos processos de trabalho e de gestão já eram  notórias. E a mudança no perfil dos postos de trabalho já era acelerada. Mas, confesso que jamais pensei em “supervisão de logística”.
 
Ainda há esperança na tecnologia, a serviço do bem estar de todos? Não sei. Prefiro querer que sim. Mas aqui neste Panamá chamado Brasil, talvez precisemos de mais cinco séculos.
 
É difícil acreditar na evolução num prazo menor, quando se exige que um candidato a ascensorista tenha o ensino médio completo, não porque a função requeira isso, mas porque a massa de desempregados alfabetizada permite esse exagero.
 
Os êxitos do Governo Lula correspondem bem a isso: mais gente trabalhando, é verdade. Mas a massa salarial está menor. Traduzindo em miúdos: há mais gente trabalhando por salários menores. O insuspeito DIEESE comprova isso: o salário médio dos assalariados na Região Metropolitana de São Paulo em 1998 era R$ 1.583,00, Em novembro de 2007,  era R$ 1.168,00, ambos em reais de janeiro de 2007.
 
 
Som na caixa, maestra....
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 18:53

2 comentários

De Tadeu a 04.03.2008 às 21:30

Trabalho com transporte intenacional e se vc soubesse os desaforos que se cometem com a tal da logística.O curioso é que todo mundo adora logística (gerente de , supervisor de , agora então que se usa em inglês , Logistic manager , meu deus) mas ninguém se lembra da boa e velha geografia que não se ensina mais em lugar nenhum.Saudade da boa e velha arguição onde éramos cobrados as capitais da Africa , hj a turma da logística me fala que tá mandando a carga pra Sidney , capital da Australia aí eu me mato de logistica e raiva.
Beijos
Tadeu.

De Adelina Braglia a 06.03.2008 às 03:37

E haja logística, Tadeu!

Abração.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...