Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



foto do autor


calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Pesquisar

 


Para animar o sábado, a próxima semana e o milênio.

Sábado, 29.09.07

 

 

" PIB Ambientalmente Ajustado

Mário Ribeiro é um economista respeitado pelos seus pares e por todos que o conhecem, pessoal ou profissionalmente. Mesmo quem dele eventualmente discorda, respeita-o porque é intelectualmente bem preparado e honesto. Honestidade pessoal, profissional e intelectual. Enfim, é portador de um conjunto de atributos positivos, que merecem reconhecimento.
Depois que saiu da Presidência do Banco do Estado do Pará e voltou para a Universidade Federal do Pará ele dedica-se com afinco a colocar de pé uma boa idéia: medir o PIB ambientalmente ajustado do Estado do Pará, o chamado PIB Verde.
Para isso é preciso criar uma boa equipe, um bom arranjo institucional e - claro - financiamento, para que com regularidade e periodicidade esse PIB Verde seja medido.
Dito de uma forma simplificada, rombuda mesmo, o PIB verde é o PIB convencional menos os custos ambientais. É razoável supor que muitas das atividades tidas e havidas como economicamente viáveis atualmente - extrativismo mineral e florestal, por exemplo - com as metodologias de mensuração disponíveis, não seriam tão viáveis assim se fosse incorporada à contabilidade esses custos ambientais. Conhecidos esses custos ambientais, seria possível estabelecer relações institucionais entre os setores público e privado em outros termos que não esse toma-lá-dá-cá às vezes aparentemente esperto e outras vezes nem tanto.
É até possível que, vencidas objeções e limitações conceituais, mais adiante o próprio Sistema de Contas Nacionais (SCN) incorpore essas variáveis ambientais e o PIB Verde torne-se a regra, o que será um avanço e tanto. Se - e quando - isso acontecer, as discussões ficarão mais racionais.
Enquanto isso não acontece, vale a pena incentivar iniciativas como essa do Mário Ribeiro, uma ótima idéia que precisa de apoiadores e patrocínio regular.
Afinal, nem só de pesquisas de opinião vivem os governos."


Do Blog do Alencar, aí ao lado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 18:30


Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...