" Se a esperança se apaga e a Babel começa, que tocha iluminará os caminhos na Terra?" (Garcia Lorca)

16
Mar 07

 

A coalizão nacional PT-PMDB é da economia interna dos partidos que a compõem, e na nossa democracia não-participativa, não há esperneio cabível. Compete à coalizão decidir suas partilhas e ponto.

Se é assim, compete ao PMDB brigar pelo quinhão que lhe apetece e ao PT e ao Presidente da República aceitar, ou não, as indicações, ou melhor, os nomes indicados, pois que a partilha está sacramentada nos acordos pré-eleitorais. E não interessa o que você e eu achamos da partilha. A aliança foi feita e venceu com larga maioria a eleição.

Assim, a indicação trombeteada de 5 ministros do PMDB e a entrega de 90 bilhões do orçamento nacional ao partido, é democraticamente inquestionável. E houve tempo, três meses pelo menos, a contar de dezembro, para a escolha dos nomes e para o jogo manjado do Presidente fazer de conta que ouve seu partido e seu partido tentar espernear para aumentar seu próprio quinhão. Ponto, outra vez.

A indicação do Ministro da Agricultura desencadeou imediatamente denúncias na imprensa. Mesmo sem elas, eu estranhei que fosse para o ministério o homem do agrobusiness, mas isso não é da minha alçada.

As denúncias estavam disponíveis, organizadas, arrumadinhas, no site Transparência Brasil (o link está aí ao lado), mas nem o Presidente, nem o PMDB, nem os aliados, preocuparam-se em desmenti-las previamente – aliás, para desmenti-las o foro é o STF, onde o deputado está sendo processado. Em caso de dúvida, bastava digitar o nome do moço no Google.

Daí que a notícia de hoje é de uma hipocrisia sem adjetivos:


“As denúncias contra o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) ameaçam sua anunciada indicação para o comando do Ministério da Agricultura. O Palácio do Planalto vai pedir mais explicações ao PMDB e ao próprio Balbinotti sobre as investigações que estão sendo feitas contra ele, por falsidade ideológica, no Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus principais auxiliares estão preocupados com os rumores de que estão para ser divulgadas novas denúncias contra Balbinotti.”

http://www.estado.com.br/editorias/2007/03/16/pol-1.93.11.20070316.1.1.xml

Donde eu deduzo que mesmo sendo criminalmente responsabilizado por falsidade ideológica pelo Ministério Público de Mato Grosso em processo publicizado desde junho de 2006, se não tivesse havido a denúncia posterior à indicação, o moço seria empossado hoje.


Assim são os PACs. Toma-se recursos do orçamento, agregam-se obras não executadas anteriormente, e surge o Programa de Aceleração do Crescimento. Depois, reconhece-se o que organizações nacionais (IBGE) e internacionais vem demonstrando ano após ano sobre a baixa escolaridade e a péssima qualidade do ensino público brasileiro e cria-se o PAC-estudantil. Agora formaliza-se o PAC-político: Programa de Aceleração do Cinismo.

publicado por Adelina Braglia às 12:36

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

14
15

18
19
23
24

27
29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO