Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2007

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Pesquisar

 


Na zona do agrião...

Quinta-feira, 01.03.07

 

" Senado repete Câmara e aprova MP que facilita transgênicos



Medida Provisória que reduz quorum da CTNBio e libera comercialização de algodão transgênico plantado ilegalmente segue agora para sanção de Lula. Greenpeace tenta sensibilizar primeira-dama para o problema.


Maurício Thuswohl - Carta Maior



RIO DE JANEIRO – O Senado optou por seguir o caminho proposto pela Câmara e colaborar para a facilitação da introdução dos alimentos transgênicos no Brasil. Na noite de terça-feira (27), os senadores decidiram em plenário aprovar o projeto de conversão de lei previsto na Medida Provisória 327/06 que, de uma só tacada, libera a comercialização de uma variedade de algodão transgênico produzido pela empresa transnacional Monsanto e plantado ilegalmente no ano passado; reduz de dois terços para maioria simples o quorum da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) necessário para deliberar sobre a comercialização dos transgênicos; e diminui de cinco quilômetros para até 500 metros a distância mínima obrigatória que os cultivos de transgênicos devem respeitar em relação às unidades de conservação ambiental – a chamada zona de amortecimento.



A aprovação do projeto de conversão significou, na prática, que o Senado acatou a MP 327 com o mesmo texto que ela saiu da Câmara. A orientação nesse sentido partiu do relator-revisor, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), e agora o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 15 dias úteis para se manifestar. Quando enviada ao Congresso pelo governo, a MP 327 resumia-se à redução da zona de amortecimento, numa decisão que já era vista pelo movimento socioambientalista como uma capitulação do governo Lula às pressões de uma outra empresa transnacional, a Syngenta Seeds, que enfrenta problemas com o Ibama do Paraná desde que foi multada em março do ano passado por plantar transgênicos perto demais do Parque Nacional do Iguaçu. (...)"

os grifos são meus.

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13609&boletim_id=238&componente_id=4538

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 07:32


Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...