Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Pesquisar

 


E Berzoini também saiu em férias...

Quinta-feira, 04.01.07

 

O artigo de Valter Pomar, da Articulação de Esquerda (www.pt.org.br), contestando a recondução de Ricardo Berzoini à presidêcia do PT, fez vir à tona a guerra de tendências pelo comando do Partido. Manifestam-se hoje representantes  do PT de Luta e de Massas (Jilmar Tatto) do Campo Majoritário, Paulo Ferreira (tendência de Berzoini,) e  Joaquim Soriano, da Democracia Socialista.

A miscelânea descrita no ESTADÃO aponta que o Campo Majoritário, aparentemente detonado pelos escândalos do mensalão e do dossiê, ainda tem a prevalência do comando do Partido.

Outra nota do mesmo jornalão informa que o Ministério Público Federal investiga doadores da campanha eleitoral em São Paulo, indicando um enorme trambique via caixa 2, onde as "doações" ultrapassariam o faturamento das "empresas"! Ou seja, nosso Hommer Simpson precisa reformular aquele seu ar de surpresa com as maldades do mundo ou seguir o exemplo do Presidente e dizer que não sabia de nada.

Li também que a Ouvidoria Agrária Nacional, omitiu resultados sobre a violência no campo em 2006, entendendo-se que o ESTADÃO chama de "violência" as ocupações de propriedades e não atos de violência cometidos contra trabalhadores . Ainda assim, comento a notícia porque me irritou profundamente o Governo Lula ter mantido a mesma prática dos Governos FHC, de mascarar informações sobre a reforma agrária.

Durante os 8 anos de FHC acompanhei os dados do INCRA - que, louve-se o tucanato, eram disponibilizadas no site do órgão - e conhecendo a história dos assentamentos no Pará, sabia que eram mentirosas as informações de famílias assentadas ano a ano. Na verdade, o INCRA apenas incluía nas relações de beneficiários dos créditos fundiários (para alimentação e fomento) as famílias  que  já ocupavam a terra há 8, 10, 12 anos. O Governo Lula manteve a prática,  mas retirou as informações do site do INCRA, dificultando o acompanhamento.

Assim, a omissão de informações da Ouvidoria Agrária faz sentido, pois se o INCRA anuncia um enorme incremento de "novos assentados",  seria contraditório apontar um movimento de ascensão das ocupações de terra!

Mas, voltando à turma que está em férias,  na verdade o Presidente só vai descansar a partir de amanhã. O rádio errou. Mas, antes de sair, o Presidente reuniu-se com os dois aliados candidatos à presidência da Câmara, deu-lhes um prazo de 15 dias para que um deles desista  e quem obedecer receberá como consolo, talvez, um ministério.

Apesar das agruras, o Presidente continua de bom humor. Brinca com os votos que Chinaglia e Aldo presumem ter, soma as possibilidades e diz que se for como dizem os companheiros, o número de deputados na Câmara doboru!

É o que diz o jornalão. E, infelizmente, é o que eu acredito que tenha acontecido.

Boas férias, Presidente. Bom descanso, Berzoini.

 

 

Atualizando agora: esta é a conclusão do artigo de Paulo Ferreira, postado no site do PT (mesmo endereço eletrônico acima) hoje, em resposta à manifestação anterior de Valter Pomar:

" (...) Por fim, se o companheiro Valter Pomar — a quem muito respeito— estivesse de fato preocupado com o que é melhor para o PT, poderia se utilizar das instâncias internas do partido para promover este debate, já que ele e alguns outros dirigentes sempre foram muito críticos em levar disputas internas para a mídia.
 
Saudações petistas
Brasília, 3 de janeiro de 2007.(...)"
 
Perguntar não ofende:  o site oficial do PT não é parte das instâncias de debate do Partido? Ou devo ler "internas" como "secretas"?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Adelina Braglia às 12:25

2 comentários

De sotavento a 04.01.2007 às 14:26

Axé!...

De Adelina Braglia a 04.01.2007 às 17:01

Axé! Saravá! À benção, todos os santos e orixás!!! Beijo.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Meu pai foi um desses homens procuro por uma foto...

  • Adelina Braglia

    Salve, Cris.Mudamos todos, nós, os blogs, o Juca q...

  • cris moreno

    saudades. estava me lendo no travessia e vi como b...

  • Adelina Braglia

    Amém! Beijo.

  • Marga

    Querida, bom lhe ter de volta aos textos que retra...